O Caminho mais perto do amor é ele próprio!

Momentos

quarta-feira, 16 de março de 2011

Duas Paixões ou Dois Amores?

Será possível amar duas pessoa ao mesmo tempo?


- SIM:

Na sociedade ocidental cristã admite-se a monogamia. O amor por uma única pessoa é um comportamento relativamente recente na história da humanidade. Isto não impede que nós possamos desejar outras pessoas. Compreender que o sentir não é construído, mas que a relação é fundamental. Pode acontecer de uma pessoa encontrar num único parceiro as condições necessárias para essa projeção. Mas, pode ocorrer de encontrá-las em parceiros diferentes. Se alguém ama duas pessoas e vive numa sociedade monogâmica; terá de enfrentar um conflito entre seus sentimentos e os sentimentos das outras pessoas envolvidas. Sua decisão não poderá excluir nenhuma das partes e vai envolver algum nível de sacrifício e comprometimento com as consequências da escolha. É possível amar duas pessoas ao mesmo tempo? Sem dúvida, é possível amar bem mais de duas. Acontece até com freqüência, mas ninguém quer aceitar para si mesmo. Afinal, fugir dos modelos impostos pela sociedade gera medo. O desconhecido apavora.


- NÃO:

Há os que dizem que não se pode amar mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Isso porque o amor (pelo parceiro) deve ser único. Ninguém gostaria de se entregar ao outro e não receber o amor (completo) dele de retribuição. É comum que as pessoas sintam atração umas pelas outras, mesmo comprometidas. Mas deve-se diferenciar amor de paixão. Eu penso que, às vezes, as pessoas se precipitam em falar que estão amando várias pessoas ao mesmo tempo, quando o certo, seria dizer que estão apaixonadas, ou que apenas sentem atração. Paixão é um sentimento passageiro e menos intenso que o amor.

PS:.
Qualquer resposta - sim ou não - envolve dois níveis de realidade: a dos sentimentos e a das convenções sociais.

(Autora Ana Carolina)

Duas Paixões, Dois Amores
É loucura que somente o coração Pode explicar
Me perdoe é que sem ela eu não vivo
E sem você não sei ficar ♪
(Calcinha Preta)



Música Indicada

Happy

Marina Elali







2 comentários:

  1. Para mim não se pode amar duas pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Amar duas pessoas até pode, mas uma delas sempre será mais amada, sempre em uma delas a intensidade é maior, e é o que conta em escolher entre uma das duas, afinal duas não dá né?!
    Gostei da postagem!
    Beijo.

    ResponderExcluir